fbpx

Vale a pena sacar o FGTS na pandemia para quitar dívidas? Descubra agora!

A pandemia afetou as finanças de muitos brasileiros. Segundo o Banco Central, o índice de endividamento bateu recorde durante a pandemia e se tornou o maior na série histórica, que teve início em 2005. Nesse momento de aperto financeiro, muitas pessoas lembraram de um dinheiro que costuma ficar parado: o FGTS. Mas, será que vale a pena sacar o FGTS na pandemia para quitar dívidas? E, ainda, será que você realmente pode sacar esse valor? Acompanhe o texto e descubra! 

Como funciona o saque do FGTS na pandemia  

Inicialmente, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um fundo que cada trabalhador, registrado no regime CLT, possui na Caixa Econômica Federal. Todos os meses, a empresa empregadora deve depositar uma porcentagem do salário bruto nesse fundo. O fundo pode contar com diversas contas, que se dividem da seguinte forma:

  • ATIVA – Referente ao emprego atual do trabalhador;
  • INATIVAS – Referentes a empregos anteriores.

Contudo, é preciso saber que o FGTS não pode ser sacado a qualquer momento. Existem situações definidas pelo governo para autorizar o saque desse valor, como por exemplo:

  • Demissão sem justa causa;
  • Aposentadoria;
  • Compra da casa própria;
  • Fechamento da empresa empregadora;
  • Término do contrato de trabalho de um trabalhador temporário;
  • Rescisão de contrato por comum acordo entre empregador e trabalhador (é permitido o saque de somente 80% do saldo da conta vinculada);
  • Falta de atividade remunerada para trabalhador avulso por 90 dias ou mais;
  • Ter idade igual ou superior a 70 anos;
  • Doenças graves do trabalhador, esposa(o) ou filho, ou em caso de estágio terminal de qualquer doença.

Além disso, recentemente, em 2019, foram anunciadas pelo governo duas novas modalidades de saque: o saque imediato e o saque-aniversário. Entretanto, é preciso ficar atento! O saque-aniversário, feito no mês de seu nascimento, não permite a retirada integral do valor disponível, apenas de 50% da quantia disponível.

Mas o que o saque do FGTS na pandemia tem a ver com todas essas opções? Bom, segundo a Lei do FGTS, é possível fazer o saque do valor em casos de estado de calamidade pública ou situação de emergência, em até 90 dias após o decreto do Governo Federal. Atualmente, o Brasil não está mais, oficialmente, nessa situação. Entretanto, é importante saber o que fazer com o dinheiro caso você possa sacá-lo por outros motivos.

FGTS na pandemia


Vale mesmo a pena sacar o FGTS na pandemia para quitar dívidas?

O período conturbado resultou em um número recorde de desempregados em setembro de 2020. Com isso, muitas pessoas tiveram – e continuam tendo – acesso ao saque do benefício. E, com as dívidas acumuladas, o dinheiro do FGTS se tornou uma saída para muitas pessoas limparem o nome de vez.

Se você vai sacar o FGTS e está considerando essa possibilidade, a opção pode ser uma boa saída. Afinal, todos os meses o valor das dívidas aumenta devido aos juros compostos, levando fatias cada vez maiores do seu orçamento.

Contudo, a melhor opção é negociar o valor total das dívidas. Dessa forma, você consegue encontrar valores e formas de pagamento que se encaixem no seu bolso.

Negocie as dívidas com a Pherfiltec

Com o dinheiro em mãos, basta seguir para o próximo passo: a negociação das dívidas. Com a Pherfiltec, você pode fazer um acordo pela internet, sem sair de casa. Todo o processo é feito com segurança, de forma rápida e com assistência dos nossos consultores. Confira o passo a passo:

  • Consulte o seu CPF;
  • Escolha a melhor proposta para as suas possibilidades financeiras;
  • Gere um boleto ou pague com o cartão de crédito.

Depois de finalizar esses três passos, você só precisa pagar o acordo em dia! Quitar as suas dívidas pode ser simples e nada burocrático com a Pherfiltec.

Compartilhe:

Mais posts

Economizar em despesas mensais

Como economizar em despesas mensais: 4 dicas da Pherfiltec para você!

Um dos maiores desafios quando se trata de finanças pessoais é descobrir maneiras de gastar menos dinheiro. Uma das melhores maneiras de fazer isso é economizar em despesas mensais. Mesmo que algumas de nossas contas essenciais pareçam pequenas, elas têm um efeito cumulativo que pode ser enorme.  Para minimizar os impactos das contas mensais, muitas

aplicativos para economizar dinheiro

Conheça os melhores aplicativos para economizar dinheiro

Que o melhor caminho para manter uma vida financeira saudável é organizar o orçamento e manter os gastos sob controle, nós já falamos por aqui. E podemos apostar que você também já sabe que, para isso, economizar é sempre uma boa saída! Mas você sabia que existem aplicativos que te ajudam nessa missão? Atualmente, há

Dívidas

Como se livrar das dívidas: dicas práticas para limpar o nome

Se você tem visto as suas dívidas crescerem e não sabe como se livrar delas, não tome decisões precipitadas! Na ânsia para quitar as dívidas, muitas pessoas adotam medidas equivocadas e, acredite, acabam com mais contas para pagar… Por isso, continue acompanhando esse texto e descubra dicas práticas para limpar o nome! Uma coisa podemos

Como economizar dinheiro

Como economizar dinheiro em 3 passos simples!

Já estamos em junho e você está vendo o seu dinheiro voar mais rápido que os meses do ano? Então que tal conferir como economizar dinheiro em 3 passos simples? Com organização e pequenas mudanças de hábito, você pode deixar a sua vida financeira mais saudável e terminar o ano bem longe do vermelho! Continue

Rolar para cima