Não existem questionamentos de que ter um nome limpo é vantagem, especialmente no Brasil, em que segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), um quarto da população está com o nome sujo. Dito isso, uma boa opção para sair do vermelho é a renegociação de dívidas: trocar uma dívida cara por barata. E é justamente sobre esse tema que, hoje, vamos falar!
Como trocar uma dívida cara por barata?
Organização e negociação é o que você precisa ter para sair do vermelho. No caso de trocar uma dívida cara por uma barata, deve se dar prioridade para valores com os juros mais caros e com o CET (Custo Efetivo Total) mais alto – um percentual em relação ao empréstimo contratado que será pago caso o empréstimo dure um ano são o foco.
Como se organizar para quitar dívidas
- Separe todas as suas contas e tenha ciência de tudo que você tem que pagar, contas básicas, gastos extras e suas dívidas;
- Tendo tudo na ponta do lápis, separe suas dívidas e confira as taxas de juros e CET;
- Feito isso, some o valor total da sua dívida.

Agora chegou a hora de renegociar
Entre em contato com o banco ou credor e renegocie a dívida. Aqui, por exemplo, você deve ter consciência de todas as taxas, além de quanto você deve e quanto consegue pagar, sem comprometer toda a sua renda. Importante, lembrar que existem outras contas para pagar, então, evite que você adquira mais endividamento neste momento.
Ao ouvir a proposta do banco ou do credor, se certifique que as taxas de juros do CET são menores do que você já paga e se atente ao valor da parcela. Mas neste momento, calma! É importante seguir outras etapas.
Estabeleça um limite para a parcela mensal
Defina um valor limite para negociar e não assuma um compromisso que não poderá cumprir. Importante se atentar que esse limite é ideal para garantir que as parcelas serão pagas com tranquilidade, sem impactar a sua saúde financeira.
Faça uma proposta ao credor
Sinalize ao credor a opção mais viável de pagamento, com o valor e quantidade máxima de parcelas que cabem no seu orçamento. Se for possível realizar o pagamento à vista, verifique a possibilidade de reduzir a taxa de juros e conseguir condições especiais no acordo.

Pesquise as ofertas e condições para negociar dívida online
É sempre válido fazer simulações de crédito para identificar se existem propostas mais adequadas à sua realidade financeira, já que muitas vezes, é possível encontrar ofertas com juros menores e melhores condições de pagamento.
A Pherfiltec, por exemplo, oferece soluções inovadoras para facilitar a quitação de dívidas, favorecendo a relação entre credores e consumidores. Você consegue resolver a sua dívida em apenas três passos simples:
- Consultando o seu CPF de graça;
- Em seguida, escolhendo a melhor proposta para o seu bolso;
- Por fim, chegou a hora do pagamento: por boleto ou cartão de crédito.
- Hoje, devedores de empresas como Riachuelo, Midway e revendedoras da AVON já conseguem a facilidade de negociar de forma rápida, com desconto e totalmente segura, podendo alcançar até descontos de 85% e saindo do vermelho! Clique aqui para saber mais.
Gostou dessas dicas para trocar dívidas caras por baratas? Para mais conteúdos como esse e dicas para se livrar do nome sujo e quitar dívidas, clique aqui e conheça o nosso blog.