fbpx

Entenda por que fazer parte do Cadastro Positivo pode aumentar o seu score de crédito

Se você acompanha o nosso blog, provavelmente deve ter visto as nossas dicas para ter uma melhor classificação na praça. Não se sabe muito sobre o cálculo para aumentar esse score de crédito, mas uma coisa é fato: pagar as contas antes da data de vencimento ajuda bastante, principalmente para aqueles que buscam o cadastro positivo. Mas como funciona o cadastro positivo? Ou melhor, o que é cadastro positivo? Acompanhe o artigo de hoje!

O que é o cadastro positivo?

Resumidamente, o cadastro positivo é o seu “currículo financeiro”. Ou seja, é um banco de dados composto pelo histórico de pagamentos de uma pessoa física ou jurídica. Portanto, nesse cadastro ficam disponíveis informações como os pagamentos liquidados, as parcelas pagas e as que estão em andamento, assim como o montante dos empréstimos tomados.

Então, a partir desta análise, é calculado o score de crédito: uma pontuação, que vai de 0 a 1000, atribuída a toda pessoa que tem um CPF.

Basicamente, caso você faça parte do cadastro positivo, você marca pontos quando paga as suas contas em dia. Se não cumprir com esse compromisso ou, então, alguma empresa constatar falta de pagamento sobre determinado serviço ou produto, o seu score é reduzido.

Portanto, tudo isso para dizer que: Se você tiver boa pontuação, as empresas de créditos entendem que as chances que você pague os seus compromissos em dia são altas. Quanto menos pontos tiver, maior é a chance destas empresas te encarar como inadimplente. Veja abaixo um exemplo de como é feita a leitura do score de um consumidor:

  • 0 a 300 pontos: alto risco de inadimplência;
  • 301 a 700 pontos: médio risco de inadimplência;
  • 701 a 1000 pontos: baixo risco de inadimplência.

E para melhorar o score de crédito é essencial entender como funciona o cadastro positivo!

Como funciona o cadastro positivo?

No cadastro positivo, qualquer financiamento, quantidade e valor das parcelas ficam registrados no CPF, assim como o pagamento de suas contas essenciais.

Portanto, fazendo o registro, ​instituições financeiras e empresas de serviços continuados podem realizar compartilhamento do histórico de pagamento de seus clientes com Gestores de Banco de Dados (GBD), empresas autorizadas a receber as informações de várias fontes e fornecer a consulta em forma de score para empresas que ofertam linhas de crédito, de forma a possibilitar avaliações criteriosas, mais próximas à realidade financeira do consumidor.

Por que ter um score alto?

Fora aumentar as chances de ser aprovado para receber crédito pessoal, ou realizar o financiamento de um imóvel, por exemplo, o principal benefício de manter um score alto é para melhorar a condição de negociar dívida.

Por que fazer parte do cadastro positivo

Agora que você já entendeu como funciona o cadastro positivo e como ele é importante para o cálculo da sua pontuação financeira, veja algumas vantagens de fazer parte do cadastro positivo:

1. Maior confiança das empresas em você

Manter-se com um nome sujo pode ter um grande impacto em suas solicitações de empréstimos ou financiamentos. Afinal de contas, se você deixa de pagar qualquer boleto, por menor que seja, isso afeta o score.

Porém, no cadastro positivo, caso acabe perdendo alguma data, o impacto será menor. Por considerar seu histórico de pagamento em dia, a diminuição de seus pontos não será radical.

2. Pode revisar seu histórico

Com uma abertura maior nas informações, você tem mais acesso ao seu currículo financeiro, podendo traçar um mapa do seu passado como consumidor.

3. Aumenta seu score

O seu score de crédito pode aumentar quando você faz parte do cadastro positivo! Como já dito, essas informações são valiosas para instituições financeiras, principalmente as que trabalham com créditos ou financiamentos. Se você pretende adquirir um patrimônio e precisa melhorar seu histórico como pagador, o cadastro positivo é o primeiro passo para construir uma boa pontuação.

Agora você entendeu melhor como funciona o cadastro positivo e como ele pode impactar seu score de crédito? Se você precisa renegociar dívidas, fale com a gente. Por se tratar de uma empresa digital, o processo para sair do vermelho com a Pherfiltec é bem simples. Confira um passo a passo:

Passo 1) Acesse o site da Pherfiltec;

Passo 2) Faça um cadastro na plataforma e coloque os seus dados – o cadastro é bem simples e pede poucos dados;

Passo 3) Veja as suas pendências – a plataforma irá mostrar a empresa que você tem o débito e o valor que se encontra a dívida;

Passo 4) Escolha a empresa que você quer negociar – se você tiver mais de uma dívida ativa, as opções irão aparecer na tela;

Passo 5) Escolha a forma de pagamento – depois de escolher a dívida que irá pagar, escolha a forma de pagamento. Dá para escolher se você pagará à vista ou se vai parcelar o débito;

Passo 6) Por fim, conclua o acordo e ele já estará valendo.

E, uma última mensagem: se você quiser saber mais informações para negociar dívida online, clique aqui e conheça o nosso blog.

Compartilhe:

Mais posts

como quitar dívidas no fim de ano

7 maneiras de quitar as suas dívidas no fim do ano

Chegar ao fim do ano com dívidas pode gerar angústia com a aproximação das festas e despesas de início de ano. Veja a seguir o que fazer para quitar dívidas até o fim do ano (ou ao menos reduzi-las), para iniciar 2021 no azul: Coloque “sair das dívidas” na lista de objetivos de ano novo

quitar dívidas com o 13º salário

Saiba como quitar dívidas com o 13º salário

O fim de 2020 se aproxima e, agora, vem a hora de rever e renovar os planos para 2021. No entanto, no meio de todo este cenário, vem também a hora de receber o 13º salário, que pode ser utilizado para diversos fins: quitar dívidas, adiantar as contas ou investir o dinheiro. Segundo a Associação

nome sujo

4 dicas para cortar gastos supérfluos e evitar o nome sujo

Você está tentando economizar para sair do vermelho (ou evitar o nome sujo) e no fim do mês o seu dinheiro nunca sobra? Se a resposta for sim, a solução para o  problema pode estar nos seus gastos supérfluos. É normal, quando colocamos tudo que foi gasto no papel, notar a quantidade de produtos e

Rolar para cima

Não encontrou a condição de
negociação que esperava?

Informe abaixo seus dados e retornaremos o seu contato.